sábado, 23 de junho de 2012

Caríssimas/os
Convidamos todas/os a participarem da "II Semana CAp/UERJ de Combate ao Bullying - lidar com a diferença", que ocorrerá no período de 26 a 29 de junho.
Neste ano, teremos um conjunto de atividades menor do que a semana do ano passsado em virtude da greve na universidade.
No entanto, optamos por manter o evento no mesmo período previsto no calendário letivo, incorporando-o às atividades da greve de ocupação, um tipo de mobilização que nos mantém em contato com a nossa comunidade, ocupando os espaços da universidade, debatendo questões que nos afetam e afligem.
Como todas/os sabem, o projeto CAp/UERJ de combate ao bullying é maior do que a semana. Desse modo, as atividades que estariam concentradas na semana serão realizadas ao longo do ano quando a greve acabar.
Assim, teremos 4 mesas de debate, ao longo dos dias, 26 a 29, terça a sexta, cuja dinâmica contemplará uma fala inicial das/os palestrantes convidadas/os e, em seguida, uma abertura do debate com o público.
Duas mesas serão pela manhã, na quarta e na quinta, das 7h às 10h. Duas serão à tarde, na terça e na sexta, das 14h às 17h. A intenção, ao diversificar dias e horários, é tentar contemplar servidoras/es, estudantes, familiares e demais interessadas/os com diferentes disponibilidades.
Paralelamente às atividades para adolescentes, jovens e adultos, que seguem na grade do evento, estarão ocorrendo também oficinas para as crianças que comparecerem em espaços em separado. Desse modo, aquelas/es que quiserem e puderem levar suas/eus filhas/os, contarão com a possibilidade de um atendimento específico.
Assim, na terça, nosso debate versará sobre as relações muitas vezes conflituosas de gênero no espaço escolar, na quarta, trataremos das relações em sociedade e dos valores que, de alguma forma contribuem com o desenvolvimento das práticas de bullying, na quinta, vamos abordar o bullying como um expressão violenta do preconceito e na sexta vamos tratar de mensagens explícitas e "ocultas" nos nossos currículos que contribuem para a prática do racismo.
  • Terça-feira, 26 de junho - Relações de gênero na escola - com Jonê Baião, Lúcia Facco e Heloísa Rosa - 14h /17h.
  • Quarta-feira, 27 de junho - Bullying – Qual sociedade? Quais valores? - com Aline Aline Fernanda Gundim, Regina Célia Abreu Cadena e Cláudia Barreiros - 7h / 10h
  • Quinta-feira, 28 de junho - Bullying e preconceito – lidar com a diferença - com Cláudia Barreiros e Michelle Freire - 7h / 10h
  • Sexta-feira, 29 de junho - Racismo na escola básica – currículo explícito e oculto - com Daniela Valentim, Stela Guedes e Luiz Fernandes de Oliveira - 14h /17h
 Reafirmamos o convite a todas/os! Boa semana!
Cláudia Barreiros - coordenadora do evento e do projeto
Semana de Combate ao Bullying 2012 26/06/2012 até 29/06/2012 Local: CAp UERJ - Rua Santa Alexandrina, nº 288, Rio Comprido OFICINAS PARA CRIANÇAS PALESTRAS E DEBATES Você sabe sobre bullying?? Venha Descobrir...